1. Pegue um daqueles vidros de remédio com conta gotas que você tem no armário.
Ensine a criança a apertar a borracha usando o dedo polegar e o dedo indicador. Use um timer e o programe para 5 segundos.Veja quantas vezes a criança consegue apertar. Faça isso várias vezes ao dia com a criança e assegure que ela use ambas as mãos. Esse movimento vai ajudar à criança a ter firmeza ao segurar o lápis para escrever.
2. Esse exercício é muito bom mas funciona melhor se você tiver uma maçaneta redonda.O processo é o mesmo do número 1. Pegue um timer e marque quantas vezes a criança consegue rodar a mão para abrir a porta. Esse movimento é bom para o pulso e, com certeza, vai ajudar a criança a posicioná-lo na hora de escrever.
3. Providencie um daqueles brinquedos de plástico que se coloca na banheira para a criança brincar. Sabe aqueles fáceis de apertar? Brinque com a criança no banho que é mais divertido, mas deixe que ela aperte o brinquedo. Esse movimento ajuda na flexibilidade dos dedos.
4. Arrange um chocalho para o próximo exercício. Você pode inclusive confeccionar um com garrafinhas de plástico de refrigerante e macarrão, milho ou lentilha dentro. Ensine a criança a balançar o chocalho para frente e para trás mas sem mexer o braço, somente o pulso. Se for necessário, nas primeiras vezes, segure o anti-braço da criança para que ela não o mexa. Esse exercício dá mais agilidade para o pulso.
5. Coloque areia numa bacia e faça desenhos junto com a criança. Incentive o uso do dedo indicador na confecção do desenho. Deixe que a criança brinque depois. Explore outras texturas com a criança. Tinta, milho, arroz, creme de barbear, água com anilina colorida e algodão são outros exemplos.
6. Rasgar jornal e papel também ajuda. Você pode convidar a criança para depois fazer uma chuva de papel ou uma grande colagem.
7. Compre uma folha de EVA e recorte algumas figuras (de preferência as preferidas da criança). Por exemplo, se ela gosta de carros,corte figuras de um carro comum, um de corrida e um jipe. Se a menina gosta de brincar de bonecas, corte uma camiseta para boneca, chapéu e bolsinha. Escolha duas figuras apenas para começar. Faça um furo no meio das figuras e entregue um cadarço para a criança. Sentado atrás da criança faça com ela o movimento de constura, enfiando o cadarço nas figuras. Primeiro use sua mão por cima da criança. Aos poucos, faça menos pressão nos movimentos até que a criança coloque duas figuras independentemente. Aí sim você pode incorporar mais figuras. Esse exercício ajuda muito no movimento de pegar o lápis. Aconselha-se começar com figuras de EVA para depois passar a pequenas contas.
8. Ensine a criança a desenhar linhas. Faça primeiro umalinha horizontal _________ e diga a ela: “Copia o que eu faço”// “Faça isso!” e deixe ela copiar. Se a criança não conseguir fazer, utilize a sua mão por cima da dela para que ela consiga sucesso no início. Aos poucos diminua a pressão até que a criança consiga fazer o exercício sozinha. Depois de fazer ________, passe para linha vertical, X, + , O, , D. Mais tarde tente sol, face, pessoa, árvore,etc.
Ensine a criança a apertar a borracha usando o dedo polegar e o dedo indicador. Use um timer e o programe para 5 segundos.Veja quantas vezes a criança consegue apertar. Faça isso várias vezes ao dia com a criança e assegure que ela use ambas as mãos. Esse movimento vai ajudar à criança a ter firmeza ao segurar o lápis para escrever.
2. Esse exercício é muito bom mas funciona melhor se você tiver uma maçaneta redonda.O processo é o mesmo do número 1. Pegue um timer e marque quantas vezes a criança consegue rodar a mão para abrir a porta. Esse movimento é bom para o pulso e, com certeza, vai ajudar a criança a posicioná-lo na hora de escrever.
3. Providencie um daqueles brinquedos de plástico que se coloca na banheira para a criança brincar. Sabe aqueles fáceis de apertar? Brinque com a criança no banho que é mais divertido, mas deixe que ela aperte o brinquedo. Esse movimento ajuda na flexibilidade dos dedos.
4. Arrange um chocalho para o próximo exercício. Você pode inclusive confeccionar um com garrafinhas de plástico de refrigerante e macarrão, milho ou lentilha dentro. Ensine a criança a balançar o chocalho para frente e para trás mas sem mexer o braço, somente o pulso. Se for necessário, nas primeiras vezes, segure o anti-braço da criança para que ela não o mexa. Esse exercício dá mais agilidade para o pulso.
5. Coloque areia numa bacia e faça desenhos junto com a criança. Incentive o uso do dedo indicador na confecção do desenho. Deixe que a criança brinque depois. Explore outras texturas com a criança. Tinta, milho, arroz, creme de barbear, água com anilina colorida e algodão são outros exemplos.
6. Rasgar jornal e papel também ajuda. Você pode convidar a criança para depois fazer uma chuva de papel ou uma grande colagem.
7. Compre uma folha de EVA e recorte algumas figuras (de preferência as preferidas da criança). Por exemplo, se ela gosta de carros,corte figuras de um carro comum, um de corrida e um jipe. Se a menina gosta de brincar de bonecas, corte uma camiseta para boneca, chapéu e bolsinha. Escolha duas figuras apenas para começar. Faça um furo no meio das figuras e entregue um cadarço para a criança. Sentado atrás da criança faça com ela o movimento de constura, enfiando o cadarço nas figuras. Primeiro use sua mão por cima da criança. Aos poucos, faça menos pressão nos movimentos até que a criança coloque duas figuras independentemente. Aí sim você pode incorporar mais figuras. Esse exercício ajuda muito no movimento de pegar o lápis. Aconselha-se começar com figuras de EVA para depois passar a pequenas contas.
8. Ensine a criança a desenhar linhas. Faça primeiro umalinha horizontal _________ e diga a ela: “Copia o que eu faço”// “Faça isso!” e deixe ela copiar. Se a criança não conseguir fazer, utilize a sua mão por cima da dela para que ela consiga sucesso no início. Aos poucos diminua a pressão até que a criança consiga fazer o exercício sozinha. Depois de fazer ________, passe para linha vertical, X, + , O, , D. Mais tarde tente sol, face, pessoa, árvore,etc.
13 comentários:
Hi Paty, I am Marianela and I have a son with some autistic treats, we are a bilingual couple and we are lost because we just arrived some months ago to Brasil and we need help for our son, we really need your orientation and advices. Please, if you can contact me to my e mail I will appreciate a lot.
marianelajohnson@hotmail.com
Que bacana seu blog! Repleto de idéias simples, acessíveis a profissionais e também familiares sobre um tema que ainda parece tabu em tantas sociedades. Como está a vida no Brasil? Vamos manter contato? Um beijo pra vc e o desejo de que seu trabalho seja luz para muita gente.
Tenho que lhe agradecer muito por todas as dicas e pedir caso seja possível coloque mais. Tenho um reizinho q completa 4 anos dia 05/12 e entrou na escola nesse ano no mês de agosto. Com isso ainda não aprendeu a escrever seu nome, já q os coleguinhas do inicio do ano já conseguem. Quero nas férias usar todas as idéias possíveis para ele se aperfeiçoar na coordenação e quem sabe escrever seu nome. Ah!!!! Ia me esquecendo ele tem Sindrome de Down, mas é q às vezes me esqueço desse pequeno detalhe. Muitissimo obrigada e continue nos ajudando.Abraços
boa tarde Patricia, sou educador fisico e trabalho a 5 anos com a inclusao social de deficientes, atraves do esporte ,recreaçao e do lazer e nesse ano comecei um trabalho com uns amigos q tb tem especialidade em ABA, trabalhando a inclusao de autista ,usando muito a metodologia ABA.vou começar a atender um menino hiperativo,cuja a mae quer a inclusao dele na escola e gostaria de algumas dicas de como posso estar ajudado essa mae,segundo ela ele tem problemas na coordenaçao motora fina atrapalhando seu aprendizado e sua convivencia na escola,ele tem 10 anos,gostaria de saber aonde posso colher material para essa finalidade ou se vc tem algu para me ajudar.
estou mui a disposiçao para trocas e aprendizado, mais aprendizado né.
meu e-1/2 é raharafornari@gmail.com
se nao for te encomodar desde ja agradeço.
Bom saber que podemos contar com outros profissionais que estão dispostos a compartilhar o que sabem, ainda mais numa área que se tornou de repente um bicho papão para muita gente... Adorei as idéias para desenvolver a coordenação motora fina.
Obrigada, será muito útil!!!
Que interessante adorei essas dicas gostaria de saber se serve pra criança com 8 anos, pois tenho um filho nessa idade e ele ta com dificuldades na escola.
Seu artigo é excelente!
Usarei os execício com meu filho para desenvolver a coordenação dele para a escola.
Obrigada.
Olá! Sou mãe de um reizão com 5 anos e SD. Sou professora e p/ ele professora de reforço. Ele já está na escola fazendo o Infantil 2, mas tem muita dificuldade em segurar o lápis. P/ aprender oralmente é ótimo, o problema é qdo passamos p/ lápis e papel.
Mas usarei suas dicas. Muito obrigada.
adoreeeei, amei esse blog achei tudo o que eu queria!
estou estagiando em uma escola em que devo ajudar uma aluna que tem 7 anos, e ainda está no infantil 5 mais a coordenação motora dela é pouca...
procurei várias coisas na internet que pudessem me ajudar na melhora dela, no caso Sarah, que é um amor de pessoa e sou apaixonada por ela que também é muito inteligente...
e com certeza sempre estarei aqui no blog a procura de mais coisas pra que ela deselvolva mais e mais! ;**
Minha filha de 6 anos esta com dificuldade em segurar o lapis da forma correta, descobri que uma borrachinha pedagogica ajuda, eh dificil de encontrar, descobri que na Papelaria Real - Brooklin tem. O pediatra da minha filha disse que eh muito importante em qq tratamento psicologico ou pedagogico sempre consultar um neurologista. Adorei encontrar esse site, os pais precisam de apoio e ficamos perdidos... Muito obrigada,
Boa noite! Meu filho tem 6 anos e está na 1ªsérie. Ele está com problemas de coordenação motora. Vou usar essas técnicas para ajudar ele. Abraços
Oi Querida na verdade estou como uma mãe preucupada tenho um filho de 4 anos e 6 meses e ele tem dificuldades na coordenação motora fina e é hiperativo ele foi de 34 semanas e a professora gostaria de faze-lo repetir o jardimI no proximo ano ele reconheceas vogais,cobre direitinho porém ñ consegue fazer as mesmas nem o nome dele mim ajude com algumas explicações devo faze-lo repetir?ou é normal em crianças desenvolver gradativamente?
Adorei seu blog, se vc puder me passar material sobre a educação infantil, gostaría de saber qual faixa etária deve-se desenvolver a coordenação motora fina e exemplos de atividades para crianças de zero a cinco anos, se não for pedir demais não aprove meu comentário e me manda notícias no email Karolbveiga@yahoo.com.br
Obrigada
Postar um comentário