As vantagens das Oficinas Pedagógicas para os adolescentes com deficiência



Aquela criança com deficiência cresceu. Ele já não mais acompanha com sucesso a escola. Os adolescentes do bairro não o convidam para as atividades sociais da idade como ir ao cinema, jogar bola na praça ou apenas conversar na porta de casa. Esse é o dilema de muitos pais. Mas o que fazer com esses adolescentes? Um espaço de aprendizagem como uma Oficina Pedagógica pode ser a solução.
Nesse espaço composto por jovens, em pequenos grupos, desenvolvem-se projetos de leitura, atividades da vida real e tarefas profissionalizantes como bijouterias, tricô, carpintaria ou corte e costura, por exemplo.
O planejamento das aulas deve ter um objetivo imediato e um a longo prazo, mas a interação entre os colegas deve ser sempre incentivada. A promoção do bate-papo eleva a auto-estima dos alunos, valoriza suas opiniões, tornando-os mais confiantes..
É importante ressaltar que o trabalho do aluno numa oficina, apesar de compartilhar de um ambiente coletivo, é individualizado. Já que uma vez interagindo nas atividades, o professor vai percebendo a melhor maneira de trocar informações, respeitando o conhecimento prévio do aluno.
Citando Ariella Medeiros (http://inclusaobrasil.blogspot.com), “as oficinas pedagógicas representam, assim, um espaço concreto e funcional do aprender humano, mas, sobretudo, do emancipar-se da construção de projetos de vida”.
A troca de vivência dos alunos propicia discussões e promove amizades, tornando o dia-a-dia deste aluno produtivo e prazeiroso.

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