Ajudando a sua criança autista a interagir com você

* Coma alguma coisa que sua criança goste na frente dela sem oferecê-la.

* Ative um brinquedo e o desative. Entregue o para a criança.

* Dê para seu filho quatro blocos (um de cada vez) para colocar dentro de uma caixa (ou apenas os enfilere ou os coloque um em cima do outro). Depois dê para a criança uma figura pequena de um animal para colocar na caixa.

* Veja uma revista ou um livro com a criança e, de repente, feche-o.

* Abra um vidro com bolhas de sabão, sopre algumas e depois o feche e entregue-o a criança.

* Comece um jogo familiar com a criança até que ela comece a gostar e depois acabe o jogo e espere.

* Encha devagar uma balão de gás e depois solte o ar. Entregue-o a criança ou, então, o coloque na sua boca como se fosse enchê-lo outra vez mas não o faça, espere.

* Coloque um brinquedo de que a criança goste muito ou sua comida preferida dentro de um pote de plástico transparente e o feche. Coloque-o na frente da criança.

* Coloque a mão da criança no gelo, numa superfície molhada ou numa substância pastosa como gelatina.

* Jogue uma bola para a criança, quando ela retorná-la a você três vezes, jogue outro brinquedo de volta para ela.

* Faça um quebra cabeça junto com a criança. Depois que ela colocar três peças, ofereça uma outra que não se encaixe neste quebra-cabeça.

* Paticipe numa atividade que envolva água com a criança. Propositalmente entorne um pouco da água na frente da criança.

* Coloque um objeto que faça barulho numa bolsa que não seja transparente. Balance a bolsa. Espere.

* Dê a sua criança objetos para realizar uma tarefa de que ela goste. Mas segure em sua mão um objeto de que ela vai precisar. Por exemplo, se ela gostar de pintar, segure uma canetinha em sua mão. Você pode usar uma variação: deixe que uma terceira pessoa entre no ambiente e leve o instrumento e sente bem distante da criança. Espere para ver a reação da criança.

* Diga tchau para um objeto e o remova da área. Repita com outros objetos mais duas ou três vezes. Na quarta vez, não remova o objeto.

* Esconda um bicho de pelúcia embaixo da mesa. Bata na superfície da mesa e cumprimente o brinquedo. Repita a ação por duas ou três vezes mais. Não faça nada na quarta vez quando trouxer o brinquedo à tona.

* Use todas essas dicas várias vezes. Você é a primeira professora de seu filho.


Nenhum comentário: