- Uma boa idéia é pegar uma caixa velha de papelão, de preferência uma grande de geladeira ou fogão. Digo uma caixa grande que você pode conseguir em qualquer loja de departamento – porque a criança pode entrar dentro dela. Não precisa dizer que medidas de segurança devem ser tomadas antes de expôr a criança ao objeto.Você pode colar diferentes texturas nas superficies da caixa e diferentes objetos. Brinque com a criança usando uma lanterna ou ainda pendure algumas coisas no “teto” da caixa. Para crianças que apresentam super sensibilidade, esse brinquedo pode ser uma válvula de escape.
- Para trabalhar matemática você pode usar pratos de papelão como pista para criança. Por exemplo, você escreve o número 1 num prato, número 2 em outro e o número 3 no outro. Coloque os três pratos na mesa de frente para a criança e use um objeto ou até comida que ele goste. Como matemática é muito abstrata para crianças com dificuldades, é nossa obrigação torná-la mais concreta para evitar bloqueio no futuro. Se a criança gosta muito de M&Ms, você pode pedir para que a criança separe a quantidade de M&Ms nos pratos certos. Não precisa dizer que antes a criança deve reconhecer os números para poder fazer isso. Se ela não o fizer, aconselha-se escrever o número e desenhar o número de círculos correspondentes ao numeral. A atividade pode ser bastante motivadora para a criança. Não esqueça de dar a ela alguns M&Ms no final da brincadeira. Algumas crianças vão demorar mais do que você imagina para aprender o conceito mas a sistemática e a repetição do exercício são o que garante resultado.
- Quebra cabeças são ótimos para se trabalhar com a criança[1]. Primeiro porque você pode usar personagens que a criança gosta ou uma cena de seu filme preferido. Com o quebra-cabeça você pode trabalhar interação, ensinando a criança a esperar a vez e interagir com o adulto (primeiro) e depois com os colegas. Corte a figura de maneira que não tenha muitas peças (de 2 a 5) para que a criança se interesse pelo jogo. Comece de forma simples, sem muitas exigências ou expectativas. Gradativamente troque de figura e aumente as peças. Depois de montado, você pode conversar com a criança sobre a figura, quais cores, objetos, criar um outro nome para o personagem, um título para a cena e, para os mais avançados, até escrever uma estória sobre a fugura.
- Separe aquelas latinhas de filme para máquina de retrato e coloque diferentes objetos dentro dele. Você pode usar outro tipo de caixinha mas elas devem ser todas iguais. Esse brinquedo é para aguçar a audição nas crianças. Você pode colocar guizo numa delas, arroz em outra, milho em outra. A intenção é que, dependendo do produto que tenha dentro da caixa, diferentes sons serão produzidos. Você pode brincar de advinhar o que tem dentro, pode montar uma bandinha ou apenas estimular a sensibilidade de seu aluno. Certifique-se porém de as caixas estão bem seladas para que o aluno não se machuque ou coloque algumas dos produtos na boca!
- Outra idéia divertida é fazer pequenas bolinhas de meia. Arranje meias de criança de diferentes cores. Coloque areia num plástico e o plástico com areia dentro da meia. Para ter certeza que a areia está bem lacrada, é melhor costurar. Quanto mais diferentes cores você conseguir, melhor. Para criança que tem baixa tonicidade de músculo, apertar as bolas de meia é um exercício muito importante para o movimento do pulso. Você pode inventar vários jogos. Pode brincar de lançar as bolas num balde, pode trabalhar as cores e números. Criar um jogo de grupo pode ser divertido: coloque as meias numa linha e dividida os alunos em dois grupos, arrumados em duas fileiras. Um representante de cada grupo fica atrás da linha e, ao sinal do professor, os alunos localizados na frente vão pegar a meia da cor que o professor falou.
Um comentário:
O mundo precisa de profissionais assim. Parabéns. Quando eu for grande quero ser igual ou ao menos parecida com você.
Gisele
estudante de pedagogia gilemann@bol.com.br
Postar um comentário