* Muitas pessoas utilizam agenda ou lista do que fazer para planejar melhor as atividades durante o dia. O mesmo acontece com essas crianças. Manter um planejamento, diminue a ansiedade e facilita a mudança das atividades.
* Como saber se sua criança está apta a usar um horário de atividades? Primeiro, ela deve saber discriminar duas figuras iguais. Por exemplo, para que ela aprenda esta técnica, basta que você separe dois pares de figuras iguais, de preferência figuras de personagens que a criança goste, separe uma de cada par e entregue uma figura igual a uma das que estão sobre a mesa, para que ela coloque a igual em cima da outra. Não use muitas palavras, basta dizer: Relacione. Faça isso várias vezes por dia e faça anotações. Reforce positivamente cada vez que a criança conseguir relacionar, use a comida preferida dela ou o brinquedo favorito.
* Depois coloque sobre a mesa vários objetos (comece com dois) e peça para a criança pegar o que você falou. Utilize, primeiramente, objetos que a criança goste e conheça.
* Lembre-se que para que a criança saiba discriminar objetos de um fundo visual, identifique duas figuras iguais e pegue um figura dentre muitas, demora um pouco. Algumas crianças demoram mais que outras. Todos estes pré-requisitos são essenciais para que a criança se torne apta para seguir um horário visual.
* Nunca tente ensinar a criança num ambiente que seja desorganizado. Não se preocupe com ruídos como o da televisão ou outra criança, porém, não atenda a porta ou ao telefone.
* Dê a instrução apenas uma vez. Seja rápido e preciso ao dar os reforços positivos a sua criança.
* Quando a criança for adquirindo certa independência no desenrolar das atividades, vá se afastando dela. Se, por acaso, a criança precisar de sua ajuda para realizar a atividade de forma correta, esteja próximo o suficiente para auxiliá-la.
* Quando a criança já estiver aprendido a seqüência das atividades, mude a ordem entre elas. É bom que a primeira seja mantida para evitar ansiedade.
* Não jogue os desenhos com as atividades antigas fora. Guarde-os porque você pode utilizá-los em outros ambientes, como na casa da avó ou da vizinha.
* Toda vez que você for adicionar outra atividade, reinicie todo o ensino. Mesmo que a criança saiba realizá-la, ela não está dentro do horário. As crianças do espectro autista têm dificuldade de transição. É bom sempre prevenir para não remediar.
* Regular o tempo da criança usando TIMERS pode facilitar a independência dela dentro de casa. Por exemplo, se a criança gosta de utilizar o computador ou assistir televisão, ensine-a a utilizar um timer para que ela aprenda a administrar o próprio tempo. Num dia em que você precisar se organizar melhor para o trabalho ou preparar um jantar para as visitas, seu filho poderá realizar uma atividade de que gosta sem atrapalhar seus planos.
* Aos poucos, quando a criança aprender a ler, o horário de atividades deve deixar de ser visual e passar a ser com palavras. Você pode começar com leitura incidental, recortando as caixas dos brinquedos ou mantendo um ou outro desenho. Gradualmente, mude o corpo das letras que você está utilizando para facilitar a generalização.
* ü Quando a criança aprender a seguir um horário de atividades, você pode fazer também uma lista de coisas a serem realizadas quando a criança chegar da escola. Por exemplo, tomar banho, fazer tarefa de casa, assistir TV, varrer o quarto, jogar bola, ouvir música, fazer um sanduíche. Intercale tarefas do gôsto da criança. É válido incluir no horário (independentemente de ser com palavras ou desenhos), atividades do tipo: comer um biscoito junto com a irmã, dar um abraço na sua mãe ou ligar para o avô dizendo que está com saudades. Pode parecer robótico, mas facilita a interação e promove a comunicação entre as pessoas que convivem com a criança. Isso previne o isolamento das atividades.
* Não se preocupe se sua criança fique balbuciando alguma coisa quando estiver realizando as atividades ou fique se mexendo muito. Uma criança típica não fica completamente parada quando está fazendo as atividades.
* Dicas baseadas no livro: Activity schedules for children with autism – teaching independent behavior de Lynn McClannahan e Patricia Krantz. Bethesda: Woodbine House, 1999.)
Um comentário:
Trabalho com autismo há 3 e meio,e nunca tinha visto um blog com sugestões de atividades interresantes como este.
Peço encarecidamente,que não o abandone,pois muita coisa que aqui estão colocarei em prática no meu trabalho.
Gostari que disponibilizasse mais material como trabalhar a percepção visual e coordenação motora fina da criança.
Sucessoo!!
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